domingo, junho 18, 2006

Você só perde para você mesmo

Copa do Mundo é uma beleza, feriados não oficiais, confraternizações com amigos, novos assuntos nas rodas de bar, enfim uma nova safra de emoções vem a tona, aliviando-nos da exaustiva rotina diária.

Porém o esporte tem muito mais qualidades do que somente o entretenimento. Acredite caro(a) leitor(a), por mais que goste de assistí-los, praticar é até melhor.

Mas voltando ao assunto, ao ver a seleção brasileira tropeçando em suas próprias pernas, correndo riscos vindo de seus próprios erros, insistindo em táticas que comprovadamente não estão surtindo efeito, começo a lembrar as palavras de um sermão que ouvi num domingo na igreja: "você só perde para você mesmo"

Voltando do sítio com as crianças e a namorada, num daqueles istantes de introspecção, onde fico calado observando a afinidade que as três desenvolveram nestes quase seis meses de relacionamento, lembro das sábias palavras daquele domingo. Como consegui levantar e sacudir a poeira tão rápido? Como o passado passou a se resumir em algumas fotos no meio de tantas de outras penduradas na parede? Como a vida seguiu seu novo rumo de maneira quase imperceptível?

Ora é simples, decidido a seguir com minha vida, decidido a não comprometer mais minha felicidade, decidido a buscar minha individualidade, decidido a manter minhas filhotas por perto e felizes, o resto foi consequência.

É isso mesmo caro(a) leitor(a), percebi que estava jogando contra mim. Sem objetivos, sem um plano definido, sem uma visão pessoal a meu respeito, passei apenas a reagir, numa espécie de vôo no piloto automático, onde para cada acontecimento deveria haver uma resposta adequada, independente de minha vontade própria ou dos meus interesses pessoais. Isto acabou, graças a Deus.

Pode parecer meio óbvio para aqueles que já passaram por isto, mas alguns leitores(as) que deixaram seus comentários ou entram em contato pelo Orkut relatam situações semelhantes, e por isto volto ao assunto. Meu conselho?

Não tenho, infelizmente não consigo pensar em nada, não sei se terapia ajudaria, frequentar uma igreja, praticar esporte, arrumar um Hobby, fazer tudo isto junto. Na verdade, lembrando de um ótimo livro que ganhei de um amiga, só me vem à cabeça dizer para usar filtro solar. Não me entendam mal, não possuo a receita da felicidade, ela chegou sem avisar, aliás, estava batendo à minha porta há algum tempo, eu só estava ocupado demais, me atrapalhando sozinho, para poder atender.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Felicidade não tem peso,
nem medida, não pode ser comprada,
não se empresta, não se toma emprestada,
não resiste a cálculos, porque não é material,
nos padrões materiais do nosso mundo.
Só pode ser legítima.
Felicidade falsa não é felicidade, é ilusão.
Mas, se eu soubesse fazer contas na medida do bem,
diria que a felicidade pode ter tamanho,
pode ser grande, pequena,
cabendo nas conchas da mão,
ou ser do tamanho do mundo.
Felicidade é sabedoria, esperança,
vontade de ir, vontade de ficar,
presente, passado, futuro.
Felicidade é confiança: fé e crença,
trabalho e ação.
Não se pode ter pressa de ser feliz,
porque a felicidade vem devagarinho,
como quem não quer nada.
Ser feliz não depende de dinheiro,
não depende de saúde, nem de poder.
Felicidade não é fruto da ostentação,
nem do luxo.
Felicidade é desprendimento,
não é ambição.
Só é feliz quem sabe suportar, perder,
sofrer e perdoar.
Só é feliz quem sabe, sobretudo, amar."