Posso estar redondamente enganado, mas acredito que a maior tarefa de um pai é ensinar seus filhos a sair para a vida.
Não que as mães não deem conta de uma tarefa destas, mas isso envolve uma capacidade que se manusfesta de forma mais forte nos homens.
Pois não é facil, numa cidade como São Paulo deixar suas princesinhas se virarem e sair de casa sozinhas para alguma tarefa simples ou ir até a video locadora ou padaria.
Sim, todos passamos por isto, mas eram outros tempos, e parece que as coisas eram mais simples. Não canso de contar (apesar das pequenas cansarem de ouvir) a estória do dia em que saí de casa aos dez anos para, de onibus, ir sozinho comprar minha primeira Caloi 10.
Naquele dia fiquei passeando de bicicleta na rua por mais de 8 horas sem que ninguém ficasse apavorado em casa. Num tempo em que celular não era nem projeto de pesquisa.
Hoje, qualquer pai que disser que dá para deixar os filhos com a mesma liberdade que tínhamos, certamente não está falando dos filhos dele.
Me vejo então todo final de semana passando por momentos de apreensão enquanto vou incentivando as bonequinhas a bater suas asas cada vez mais longe do ninho. Aprendendo a se localizar no bairro, fazer compras básicas no mercado, espero em breve ve-las desfrutando de autonomia suficiente para ir de uma casa para outra sempre que desejarem, ou mesmo passar o dia na piscina do clube sem depender de ninguém ter disposição ou um carro.
No final, é bem divertido...
Nenhum comentário:
Postar um comentário